Tipos e Funções dos Gateways de Voz

 

 

Muito utilizado na telefonia IP, um gateway de voz é um equipamento que converte diferentes tecnologias e protocolos e os integra à tecnologia VoIP. Eles são essenciais para permitir as empresas e condomínios comunicar-se com as operadoras de serviços de telefonia e centrais de interfones.

 

Os gateways são adaptadores, que reduzem custos ao conectar uma infraestrutura existente a uma nova tecnologia IP, dispensando um grande investimento e acrescentando facilidades à operação.

 

Este versátil equipamento possibilita aplicação em diferentes cenários e projetos, agregando em tecnologia e conectividade, além de ser de fácil configuração e manutenção.

 

 

 

Conheça os principais tipos de gateways VoIP usados na telefonia

 

Gateway E1

 

Função:Converte troncos digitais E1 com sinalização R2 ou ISDN para protocolo SIP e vice e versa.

 

Principais benefícios:pode ser utilizado com qualquer PABX físico ou virtual, faz roteamento de chamadas, permite encaminhar tronco E1 de uma filial para matriz, atualiza um PABX antigo para conexão IP.

 

 

 

Gateway Analógico

 

 – Função:converte sinal analógico de linhas e ramais para telefonia IP, através das portas FXS/FXO.

 

 – Principais benefícios:útil para aproveitar linhas analógicas em PABX IP ou em nuvem, fazer expansão da faixa de ramais da sua empresa, integração de matriz e filiais, possuem quantidade variável de portas FXS para ramais e FXO para linhas permite diversos tipos de aplicação, fazem supervisão de tons de linha que evita o travamento das portas e permitem diversas configurações de roteamento.

 

 

 

Gateway GSM

 

 Função:Converte protocolo GSM, que usa sinal de rádio, para protocolo SIP usado em redes IP.

 

 Principais benefícios:permite aproveitamento de chips com planos de operadoras móveis em sua central telefônica, permite gravar chamadas realizadas e recebidas nestes números de celular, alta rastreabilidade de chamadas, redução de custos com chamadas ilimitadas para fixo e móvel de acordo com o plano que você possui da operadora, callback, retorno inteligente de chamada para o originador e envio/recebimento de SMS.

 

 

 

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