NOTÍCIAS

17 de fevereiro de 2021

Diferenças de PABX Analógico x PABX Digital

Oláaaaaa! Sim, pra gente sempre é motivo de felicidade um leitor. Como vai? Esperamos que bem!

Você sabia que MUITAAAA gente não faz ideia de quais são as diferenças de um PABX Analógico e um PABX Digital? Pois é! Muita gente nem sabe o que é PABX.

Escrevemos este conteúdo, com o objetivo de esclarecer melhor essas duvidas referente as diferenças e vantagens de ambos, tanto Analógico e Digital.

 

Mas afinal, o que é um PABX?

 

Uma boa comunicação é um fator imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, existem diversas falhas na área de telefonia que afetam a produtividade, levando a resultados abaixo do esperado. Para os gestores e empreendedores que querem melhorar o desempenho dos processos de rotinas organizacionais, a plataforma de PABX (Private Automatic Branch Exchange) é a escolha ideal.

 

Esse serviço surge para suprir os gaps que são comuns à telefonia padrão, integrando linhas e ramais e oferecendo maior organização e eficiência à interação entre os colaboradores e também com o público externo. Essa melhora de desempenho gerada pelo serviço de telefonia PABX traz resultados positivos, significando um investimento de qualidade em sua organização.

 

Agora que você também já sabe o que é um PABX, vamos para o próximo passo! 

 

 

PABX Analógico:

 

 

Sendo um dos primeiros e mais antigos serviços de telefonia, o PABX Analógico é um equipamento projetado para receber linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia. Trata-se de um sistema mais complexo, ainda bastante utilizado por corporações de grande porte tradicionais, já que exige suporte técnico especializado e manutenção constante.

 

Os recursos desse tipo pioneiro do serviço são os mais básicos, como realização de chamadas e transferência entre ramais. O PABX Analógico não tem muitas funcionalidades avançadas, por não comportar o uso de ferramentas tecnológicas. Porém, ele é um marco em soluções corporativas e sempre será referência em telecomunicações.

 

A manutenção deve ser feita constantemente, sendo indicada uma frequência semanal. Por depender do funcionamento físico dos equipamentos, cabos e fibras, precisa ser monitorado continuamente. Isso significa que é necessário concentrar uma maior quantidade de profissionais para garantir a eficiência do serviço. Além disso, caso algum componente primordial entre em pane, toda a operação do seu negócio fica comprometida.

 

Com menos funcionalidades em relação aos outros tipos de PABX mais modernos, esse tipo é o mais indicado para organizações tradicionais, que não têm a necessidade desses recursos extras.

 

Seus principais benefícios são:

 

  • identificador de chamadas;

  • gerenciamento das ligações internas e externas;

  • chamada em espera;

  • capacidade de realizar ligações distintas para cada ramal;

  • transferência de chamadas;

  • inserção de senhas para os ramais;

  • bloqueio no recebimento de ligações a cobrar.

 

Esse modelo ainda é comercializado e utilizado pelas empresas brasileiras, mas não é a solução ideal para grandes organizações inovadoras, principalmente aquelas que têm ciência de que precisam dispor de inovações tecnológicas convergentes com as demandas atuais dos clientes.

 

 

PABX Digital:

 

 

O PABX Digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que tornam-se possíveis somente por causa do adendo da tecnologia. O sistema implantado é de entroncamento digital, que permite a incorporação de um maior número de linhas.

 

Ampliando a quantidade de linhas, aumenta-se o número de ramais, gerando maior economia para o negócio. A tarifação dos serviços é menor do que com o PABX Analógico, sendo centralizada em uma operadora.

 

Seu sistema permite programações avançadas, como limitar duração de chamadas, seleção automática de linhas ou transferência entre ramais. A estrutura digital também pode ser interligada a outros computadores, dispositivos ou mesmo tipos de PABX.

 

O conjunto de recursos proporcionados pelo PABX Digital possibilita melhorar a qualidade do atendimento e ainda contribui para a produtividade da empresa. Os custos de instalação e manutenção são relativamente baixos, se considerarmos os benefícios trazidos pela sua operação.

 

Além disso, essa tecnologia oferece diversas vantagens quando comparada à convencional. Recebendo e transmitindo ligações com mais qualidade de voz e maior estabilidade de rede, as principais funcionalidades do PABX Digital são:

 

  • seleção automática de linhas;

  • ramal econômico, permitindo um limite de tempo para cada ligação e evitando, assim, que os funcionários fiquem pendurados no telefone e se distraiam, afetando a produtividade;

  • tecnologia digital, oferecendo chamadas sem ruídos nem interferências;

  • consulta à portabilidade de números de celular, possibilitando que a ligação seja realizada pela operadora que ofereça a maior economia;

  • possibilidade de interligação com computadores e tablets;

  • configuração bastante simples, facilitando sua utilização;

  • possibilidade de integração com o PABX Analógico;

  • discagem direta por ramal;

  • centralização de tarifa pelas operadoras.

 

O PABX Digital é uma excelente alternativa dependendo do porte da companhia, já que exige aparelhos específicos para funcionar corretamente. Nesse caso, é preciso que o gerente de TI verifique o custo-benefício e decida se essa é a melhor solução a ser implementada ou se vale analisar a possibilidade de investir em outros tipos de PABX.

 

 

 

E ai, entenderam bem? Esperamos que sim. Se tiver alguma dúvida, pode nos contatar através dos nossos canais de atendimentos e te responderemos imediatamente.

 

 

Esperamos ter ajudado. Em breve, postaremos mais sobre as diferenças de tecnologia na era da comunicação corporativa.

 

 

 

 

Comunicação para bons negócios! 

 

Mais Notícias

INTEGRAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Já estamos em um Mercado em que a presença na rede mundial de computadores é essencial para a vida da empresa. Já encaramos o surgimento de postos...