Diferenças de PABX Analógico x PABX Digital

Oláaaaaa! Sim, pra gente sempre é motivo de felicidade um leitor. Como vai? Esperamos que bem!

Você sabia que MUITAAAA gente não faz ideia de quais são as diferenças de um PABX Analógico e um PABX Digital? Pois é! Muita gente nem sabe o que é PABX.

Escrevemos este conteúdo, com o objetivo de esclarecer melhor essas duvidas referente as diferenças e vantagens de ambos, tanto Analógico e Digital.

 

Mas afinal, o que é um PABX?

 

Uma boa comunicação é um fator imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, existem diversas falhas na área de telefonia que afetam a produtividade, levando a resultados abaixo do esperado. Para os gestores e empreendedores que querem melhorar o desempenho dos processos de rotinas organizacionais, a plataforma de PABX (Private Automatic Branch Exchange) é a escolha ideal.

 

Esse serviço surge para suprir os gaps que são comuns à telefonia padrão, integrando linhas e ramais e oferecendo maior organização e eficiência à interação entre os colaboradores e também com o público externo. Essa melhora de desempenho gerada pelo serviço de telefonia PABX traz resultados positivos, significando um investimento de qualidade em sua organização.

 

Agora que você também já sabe o que é um PABX, vamos para o próximo passo! 

 

 

PABX Analógico:

 

 

Sendo um dos primeiros e mais antigos serviços de telefonia, o PABX Analógico é um equipamento projetado para receber linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia. Trata-se de um sistema mais complexo, ainda bastante utilizado por corporações de grande porte tradicionais, já que exige suporte técnico especializado e manutenção constante.

 

Os recursos desse tipo pioneiro do serviço são os mais básicos, como realização de chamadas e transferência entre ramais. O PABX Analógico não tem muitas funcionalidades avançadas, por não comportar o uso de ferramentas tecnológicas. Porém, ele é um marco em soluções corporativas e sempre será referência em telecomunicações.

 

A manutenção deve ser feita constantemente, sendo indicada uma frequência semanal. Por depender do funcionamento físico dos equipamentos, cabos e fibras, precisa ser monitorado continuamente. Isso significa que é necessário concentrar uma maior quantidade de profissionais para garantir a eficiência do serviço. Além disso, caso algum componente primordial entre em pane, toda a operação do seu negócio fica comprometida.

 

Com menos funcionalidades em relação aos outros tipos de PABX mais modernos, esse tipo é o mais indicado para organizações tradicionais, que não têm a necessidade desses recursos extras.

 

Seus principais benefícios são:

 

  • identificador de chamadas;

  • gerenciamento das ligações internas e externas;

  • chamada em espera;

  • capacidade de realizar ligações distintas para cada ramal;

  • transferência de chamadas;

  • inserção de senhas para os ramais;

  • bloqueio no recebimento de ligações a cobrar.

 

Esse modelo ainda é comercializado e utilizado pelas empresas brasileiras, mas não é a solução ideal para grandes organizações inovadoras, principalmente aquelas que têm ciência de que precisam dispor de inovações tecnológicas convergentes com as demandas atuais dos clientes.

 

 

PABX Digital:

 

 

O PABX Digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que tornam-se possíveis somente por causa do adendo da tecnologia. O sistema implantado é de entroncamento digital, que permite a incorporação de um maior número de linhas.

 

Ampliando a quantidade de linhas, aumenta-se o número de ramais, gerando maior economia para o negócio. A tarifação dos serviços é menor do que com o PABX Analógico, sendo centralizada em uma operadora.

 

Seu sistema permite programações avançadas, como limitar duração de chamadas, seleção automática de linhas ou transferência entre ramais. A estrutura digital também pode ser interligada a outros computadores, dispositivos ou mesmo tipos de PABX.

 

O conjunto de recursos proporcionados pelo PABX Digital possibilita melhorar a qualidade do atendimento e ainda contribui para a produtividade da empresa. Os custos de instalação e manutenção são relativamente baixos, se considerarmos os benefícios trazidos pela sua operação.

 

Além disso, essa tecnologia oferece diversas vantagens quando comparada à convencional. Recebendo e transmitindo ligações com mais qualidade de voz e maior estabilidade de rede, as principais funcionalidades do PABX Digital são:

 

  • seleção automática de linhas;

  • ramal econômico, permitindo um limite de tempo para cada ligação e evitando, assim, que os funcionários fiquem pendurados no telefone e se distraiam, afetando a produtividade;

  • tecnologia digital, oferecendo chamadas sem ruídos nem interferências;

  • consulta à portabilidade de números de celular, possibilitando que a ligação seja realizada pela operadora que ofereça a maior economia;

  • possibilidade de interligação com computadores e tablets;

  • configuração bastante simples, facilitando sua utilização;

  • possibilidade de integração com o PABX Analógico;

  • discagem direta por ramal;

  • centralização de tarifa pelas operadoras.

 

O PABX Digital é uma excelente alternativa dependendo do porte da companhia, já que exige aparelhos específicos para funcionar corretamente. Nesse caso, é preciso que o gerente de TI verifique o custo-benefício e decida se essa é a melhor solução a ser implementada ou se vale analisar a possibilidade de investir em outros tipos de PABX.

 

 

 

E ai, entenderam bem? Esperamos que sim. Se tiver alguma dúvida, pode nos contatar através dos nossos canais de atendimentos e te responderemos imediatamente.

 

 

Esperamos ter ajudado. Em breve, postaremos mais sobre as diferenças de tecnologia na era da comunicação corporativa.

 

 

 

 

Comunicação para bons negócios! 

 

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