O celular foi inventado em 1973, porém, ele é completamente diferente daquele que conhecemos hoje. Conheça essa história!
Hoje é quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem o celular. Alguns estudiosos, afirmam que o objeto já pode ser considerado uma extensão do nosso corpo. Mas, se atualmente ele é tão essencial, como as pessoas viviam sem ele a (por incrível que pareça) poucas décadas atrás?
As gerações mudam, e com elas, as necessidade e prioridades. Mas se você acha que a chegada do celular na sua vida foi rápida, como uma invenção instantânea, está redondamente enganado.
A tecnologia necessária para criar um celular (e um celular, na teoria) saiu em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973. Quer entender mais? Te explicamos.
Ericsson MTA
A Ericsson, em 1956, usou as tecnologias desenvolvidas até aquele momento para lançar a primeira versão do celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Era realmente uma versão bem rudimentar, totalmente diferente do que conhecemos hoje. O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos. Além disso, o custo de produção também não facilitava sua popularização. Ou seja, a versão nunca pegou no gosto do povo.
Em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançou o Dynatac 8000X, um celular portátil com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando 1 quilo, com uma bateria que durava 20 minutos. A primeira chamada telefônica de um celular móvel, foi feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.
Demorou seis anos para os telefones celulares começarem a funcionar no Japão e na Suécia. Nos EUA, apesar de ser o país sede da invenção, o funcionamento só começou em 1983.
Lançamento no Brasil
O primeiro celular do Brasil foi lançado em 1990, chamado Motorola PT-550. Ele foi vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. Por causa do atraso, ele já chegou mais atrasado. Desde o lançamento, o celular no Brasil já passou no Brasil por 4 gerações:
-
1G: a fase analógica, dos anos 1980;
-
2G: Início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;
-
3G: celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas;
-
4G: atualmente;
-
5G em desenvolvimento.
Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/quando-o-celular-foi-inventado-e-quem-o-inventou/