Sabemos que o avanço tecnológico tem mudado o conceito de trabalho em diversos segmentos, empresas que dependem da tecnologia para desempenhar suas funções, muitas vezes são agraciadas com funções modernas que revolucionam o seu workflow.
No mundo das telecomunicações não é diferente, as organizações que por muitos anos utilizaram soluções analógicas para manter seus negócios em funcionamento. Contudo, soluções como um PABX analógico, que ainda são utilizados por muitas empresas, com o passar do tempo tornam-se cada dia mais obsoletos.
Um grande motivador dessa mudança no ambiente das telecomunicações é a tecnologia IP (Internet Protocol), que baseia seu funcionamento nos conceitos da internet e por esse motivo, pode oferecer funcionalidades e facilidades maiores que o sistema analógico.
Nesse texto falaremos em como migrar de um PABX analógico para um PABX IP, as diferenças e vantagens em fazê-lo.
O que é PABX?
O PABX não é nada mais que uma central de linha telefônica. Basicamente, um aparelho é conectado diretamente a uma operadora de telefonia, com uma ou mais linhas, exatamente como uma linha analógica comum. Com ele é possível estabelecer uma conexão direta com outras linhas internas do local, incluindo linhas sem fio, através de ramais. Seu diferencial inclui o direcionamento de chamadas para o ramal escolhido automaticamente, sem a necessidade de intervenção de um telefonista ou um operador para receber chamadas.
Diferenças Entre o PABX Analógico e PABX IP
Como dissemos, a função de uma central telefônica é interligar linhas e ramais, internos e externos, seja PABX Analógico, ou IP, mas quais são as diferenças entre os dois? Isso é o que veremos a seguir.
Por ser uma tecnologia mais antiga, o PABX analógico é uma opção mais básica de central, sendo bastante utilizada por pequenas e médias empresas que buscam a profissionalização da sua comunicação de telefonia fixa. As principais vantagens desse tipo de PABX são:
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Seleção automática de linhas;
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Controlar chamadas internas e externas;
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Chamada em espera;
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Inserção de menu para encaminhar o atendimento (URA);
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Programação de ramal para desvio externo;
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Transferir chamadas;
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Identificar chamadas;
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Teleconferência;
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Bloqueio de chamadas a cobrar;
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Ramal econômico – por exemplo, programe chamadas de no máximo cinco minutos, caso ultrapasse o tempo a ligação cortada.
Do outro lado, o PABX IP é uma central diferenciada, que possui recursos avançados, graças à tecnologia com a qual foi desenvolvido. Além dos serviços de telefonia citados, o sistema do PABX IP funciona de maneira independente dos aparelhos tradicionais.
As ligações são feitas através do sistema de voz sobre protocolo de internet VoIP (Voice over Internet Protocol), que transmite os dados de voz (analógica), através da rede, transformando-os em dados digitais para serem ouvidos “do outro lado”.
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Economia de até 80% com operadoras de telefonia em comparação com sistema analógico;
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Possibilidade de adaptar um sistema tradicional para telefonia IP;
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Transformar um celular em um ramal móvel por meio de um aplicativo VoIP;
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Mais de 700 ramais disponíveis;
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Conferência multimídia, por voz e vídeo, com transferência de dados em tempo real;
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Instalação em múltiplas plataformas, o sistema VoIP pode ser instalado em computadores, celulares, tablets, entre outros;
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Diversos serviços agregados;
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Geração de relatórios.
Como Realizar a Migração Entre PABX Analógico e IP?
Ao optar pela migração entre as tecnologias, o cliente tem automaticamente a vantagens de somar ao sistema analógico todas as vantagens do PABX IP. Para realizar essa mudança é importante contar com uma empresa que ofereça as melhores condições do mercado e seja capaz de analisar e escolher as melhores soluções para a sua empresa de acordo com suas necessidades.
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