Todo empreendedor valoriza a segurança da sua empresa. Por isso, busca garantir que ela seja à prova de falhas. Mas, especificamente, como filtrar e permitir a entrada apenas de pessoas autorizadas?
Veja a seguir quatro passos fundamentais para todo processo de melhoria no controle de acesso que você precisa por em prática na sua empresa:
-
1. PESSOAS CERTAS
Tudo começa com gente certa. Por isso, o primeiro passo – e talvez o mais difícil – seja encontrar pessoas leais e tecnicamente preparadas. Um líder legítimo consegue motivar a equipe e a convence com exemplos. Se você vencer esta etapa, será difícil falhar no resto da missão que vem a seguir.
-
2. EQUIPAMENTOS CONFIÁVEIS
Já saímos do tempo da tramela. Portanto, esta equipe deve buscar soluções com a melhor tecnologia disponível, reconhecidas pelo mercado. No controle de acesso é imprescindível usar elementos de hardware tolerantes à falhas, robustos e com grande durabilidade.
Atualmente, existem várias opções, como acessos via biometria, reconhecimento facial, tags e cartões, NFC de celulares, smart watches, pulseiras e até via QR Code com validade por dia e hora para convidados. Todo dia surgem mais opções. Portanto, escolha a mais adequada para a sua realidade.
-
3. SISTEMA INTEGRADO
Todos equipamentos possuem um software embarcado. Ele também deve proteger seu patrimônio. Mas pouco adianta operar de maneira isolada. Senão, sua equipe vai perder muito tempo na operação e manutenção. Fuja dessa.
Um sistema de controle de acesso integrado a outros sistemas de gestão reduzem custos e aumentam a segurança. É o caso da integração com outro sistema vital aí na sua empresa: a central telefônica ou PABX. Hoje, já é realidade uma integração do controle de acesso com o seu PABX e deste até com seu CRM. Agilidade, segurança e confiabilidade em uma única solução. Pense bem!
-
4. SUPERVISÃO E GESTÃO CONSTANTE
Com tudo a postos, é hora de supervisionar a operação. Sua equipe deve garantir que os equipamentos estejam operando da maneira adequada e que os sistemas estejam bem integrados.
Note que a única maneira de aumentar e garantir a segurança da sua empresa é observar o que está acontecendo, julgar se está adequado e agir para melhorar. E fazer de novo. Todo dia.