Mesmo com a diversificação dos canais de atendimento, a operação por telefone continua sendo primordial para empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação estabelecerem relacionamentos com os clientes.
Empresas com grandes operações de atendimento demandam de um sistema de telefonia robusto para um atendimento estável, constante, ágil e rico de informações.
Mas e as empresas menores?
Não se assuste, mas para qualquer tamanho de empresa a resposta mais direta é uma plataforma de call center. Mesmo que conte com poucas pessoas, um time especialista em atendimento usando um software adequado traz à tona números importantes para a empresa que antes ficavam escondidos.
Com a plataforma de call center, a empresa ganha em muitos aspectos: aumenta a eficiência das pessoas, automatiza processos e disponibiliza dados completos que permitem tomar ações assertivas.
Falar de call center é falar de métricas, pois são elas que exibem o desempenho da operação, mostrando indicadores fundamentais para a gestão.
É possível saber em tempo real, por exemplo:
-
A quantidade de chamadas ativas, seja em espera ou em atendimento
-
Se o tempo-meta de atendimento (SLA) está sendo cumprido
-
Estado dos usuários, como disponível, em pausa, em atendimento
-
Qualificações e classificações das chamadas
-
Usuários com mais e com menos atendimentos
-
Últimas chamadas atendidas
Em relatórios, é possível ver métricas diárias, semanais ou mensais que permitem o gestor saber, por exemplo:
-
Quantidades de chamadas em cada fila, atendidas e abandonadas
-
Picos de atendimento (e de abandono) de chamadas
-
Detalhamento de chamadas atendidas e abandonadas
-
Tempos dos usuários em pausa, em atendimento, disponíveis e indisponíveis
-
Tipos e tempos de pausas feitas por cada usuário
-
Classificações de chamadas
-
Quantidade de chamadas por usuário, tempo falado, tempo médio
Para otimizar recursos, uma operação pode contar também com campanhas ativas, que usam um discador automático. Ele permite a geração de chamadas de forma automatizada com objetivo de manter um fluxo de ligações constante para cada atendente.
Aliado ao discador, é importante o uso de um classificador de chamadas. Este recurso analisa as chamadas, derruba as que não são produtivas e encaminha somente as válidas para os atendentes. Já falamos sobre isso aqui no blog. Confira!
Mais ferramentas podem ser utilizadas em conjunto com o call center como um sistema de atendimento automático, conhecido por URA, pesquisa de satisfação após o atendimento, a monitoração e gravação das telas de computadores e a integração com CRM.
Muitas das funcionalidades citadas acima são integradas com a nossa poderosa central telefônica PABX IP. Uma plataforma completa para sua gestão em telefonia. Fale conosco e agende uma demonstração!
SMD TELECOM | COMUNICAÇÃO PARA BONS NEGÓCIOS!