Acesso eletrônico

 

Os acessos eletrônicos são uma das tecnologias para condomínio mais implementadas pelos gestores. O sistema é um conjunto de inovações tecnológicas de áudio, vídeo e sensores. Esses equipamentos são instalados no prédio e são capazes de monitorar as movimentações da portaria de forma remota.

 

O acesso eletrônico oferece diversas vantagens para os moradores. A primeira é a redução dos custos, pois em geral a tecnologia requer apenas investimento de instalação e uma pequena mensalidade pelo serviço. Além disso, há mais agilidade na resposta de casos críticos, como emergências médicas e policiais.

 

Cadastro de dados de moradores e visitantes, catalogação de placas de carro dos condôminos, monitoramento de ações suspeitas nas redondezas… os benefícios do acesso eletrônico são variados.

 

Nisso, ainda há o fator surpresa, pois as instalações são discretas e quem vê de fora acha que há apenas um interfone, e não um sistema inteligente de portaria automatizada.

 

 

Interfone virtual

 

Há casos em que a única tecnologia que o condomínio precisa para controlar acessos é o interfone, mas até mesmo para isso há uma inovação. Os interfones virtuais funcionam por meio de um aplicativo nos smartphones dos moradores. Na versão de gestor do prédio, é possível adicionar os telefones que têm acesso às funções de residentes no app.

 

Por sua vez, os moradores conseguem acrescentar números que podem entrar em contato com a portaria rapidamente, caso haja uma. A grande novidade é para quem vai visitar o condomínio: basta apertar o número do apartamento ou da casa que o equipamento fará uma chamada para o telefone do morador.

 

Isso é possível porque o interfone está conectado a uma central PABX, que pode funcionar com linhas VoIP ou tradicionais de telefonia. Assim, mesmo que não estejam em casa, os condôminos conseguem responder ativamente às ações que ocorrem no portão do prédio.

 

Além da comodidade de atender a chamada para o recebimento de uma encomenda e passar instruções de entrega em outro lugar, por exemplo, o interfone virtual colabora para a segurança dos moradores e funcionários do condomínio.

 

Vale lembrar, ainda, que qualquer ligação suspeita para os residentes pode ser rapidamente identificada, permitindo acionar as autoridades ou a segurança local.