O condomínio inteligente traz um novo conceito de moradia com uma proposta de praticidade, segurança e economia.

 

 

O conceito é amplo, está em constante evolução e vem ganhando espaço. Já existem medidas tecnológicas que podem ser adotadas para facilitar consideravelmente os processos do condomínio e torná-lo mais inteligente.

 

 

Conheça cinco características de um condomínio inteligente:

 

 

  • Leitura Biométrica

 

Já é comum encontrar equipamentos como interfones leitores com biometria para liberação de moradores. A impressão digital aliada ao controle de acesso é considerada uma forma segura e prática para os usuários.

 

 

  • Portaria Remota

 

É a substituição da portaria física por sistemas de segurança através de uma central de monitoramento à distância, 24 horas por dia. A portaria remota traz a premissa de mais segurança e economia para o condomínio, pois elimina a vulnerabilidade da portaria física e diminui as folhas de pagamento.

 

 

  • Interfone como Central Telefônica

 

Em condomínios pequenos, um interfone inteligente pode atuar como uma central telefônica IP, facilitando e barateando a comunicação condominial. Entre as funcionalidades, destacam-se a centralização da interfonia com o controle de acesso, visualização de relatório e uso de aplicativos móveis em celulares.

 

 

  • Automação de Sistemas

 

É a implantação de processos de automação com sensores e alarmes para facilitar a gestão condominial. Como exemplo, a instalação de sensores de iluminação nas áreas comuns contribui na redução da conta de luz, uma vez que evita o desperdício de luzes acesas em locais sem circulação. Outro exemplo é o sensor de controle do nível da água nas caixas d’água, evitando que fiquem vazias.

 

 

  • QR Code para Liberação de Convidados

 

Com o uso de aplicativo móvel é possível enviar um QR Code para liberar o acesso de convidados e prestadores de serviço em áreas do condomínio em dias e horários pré-definidos. Basta aproximar o celular com o QR Code ao equipamento com leitor para o acesso ao condomínio sem a necessidade de autorização prévia na portaria.

 

 

 

Fonte: http://utech.com.br/site/blog/